Notícias
Rinaldi Gaúcho de Velocross fechou a temporada com “Chave de Ouro”
Postado em 15/12/2014 às 18h29min por FGM

O campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross encerrou a temporada 2014 neste final de semana na cidade de Cacequi, na região central do Rio Grande do Sul.


Neste ano, além de passar por cidades que frequentemente recebem a competição como Jaguarão e Dom Pedrito, o campeonato teve o retorno das cidades de Dona Francisca, Santana do Livramento e Vera Cruz, afastadas há alguns anos do calendário da competição e o ingresso de Candelária e Cacequi, que se encarregaram de abrir e fechar a temporada 2014.


 A cidade de Cacequi conseguiu superar todas as expectativas que se tem de uma final de campeonato, o comprometimento e o carinho com que os organizadores locais e a Prefeitura Municipal da cidade trataram a etapa foi empolgante, isso fez com que a organização e estrutura apresentada no final de semana fossem dignas do principal campeonato da modalidade do estado.


Dentro da pista os pilotos fizeram bonito na briga pelo título nas dez categorias que ainda estavam em aberto abrilhantando a final do campeonato e levaram  muita mais emoção e adrenalina ao grande público que, mesmo com o sol forte e o intenso calor, compareceu no domingo.


Intermediária VX2 O primeiro campeão do dia saiu na categoria Intermediária VX2, onde os pilotos Eloi Jr. (Santa Maria), Weslen Gomes (Camaquã) e Fabrício Rosso (Pelotas) disputaram o título. Na largada Eloi assumiu a ponta e não dando sopa para o azar vencendo a prova de ponta a ponta ficando com o título da categoria.


VX4 Importadas Fernando Sanches (Santa Maria) e Giovane Pick (Vera Cruz) fizeram uma eletrizante disputa pelo título na categoria VX4. Na largada Sanches assumiu a ponta e Pick saiu em segundo, a “briga” ficou mais emocionante na segunda metade com direito a ultrapassagem de Pick e troco de Fernando. Próximo do final da prova Pick voltou a ultrapassar Sanches na entrada da reta de chegada, mas acabou sofrendo uma forte queda no final da reta o que forçou o encerramento da prova com bandeira vermelha. O resultado oficial fica como sendo da volta anterior, com isso Pick ficou com a vitória, mas Sanches foi quem levou o título.


50cc A revelação do campeonato nas categorias de base e campeão antecipado na categoria 50cc A, Matheus Melo (Dom Pedrito), voltou a aprontar na disputa da 50cc. Com uma excelente largada assumiu a ponta da prova, Erick Bom Reis (Rio Grande), campeão antecipado na 50cc B foi a sombra de Matheus durante toda a prova, Erick chegou a estar na liderança duas vezes, mas Matheus conseguiu dar o troco e comemorar o título e a sua terceira vitória na geral na última etapa do campeonato.


VX4 Nacional O vencedor das últimas três etapas na categoria VX4 Nacional, Cézar Silva (Pelotas) alinhou no gate praticamente com o título assegurado, pois seu concorrente direto, Luiz Refatti (Alegrete) não participou da etapa. Mesmo assim, Silva não deixou por menos e terminou o campeonato com um mais uma vitória de ponta a ponta para comemorar o título da categoria.


Estreantes 230cc Com o campeão da categoria definido a Estreantes 230cc alinhou no gate com muita gente querendo carimbar o título do campeão Alfredo Bernardy (Sta. Cruz do Sul), que ficou de fora da prova na primeira volta. Gabriel de Oliveira (Sta. Cruz do Sul) e Bruno Braga (Santa Maria) fizeram a briga pela vitória, Bruno chegou perto, mas Gabriel confirmou a vitória de ponta a ponta.


VX3 Importadas Rodrigo Volcan (Pelotas) alinhou na gate praticamente com o título da categoria assegurado, isso porque, seu principal concorrente Giovane Pick (Vera Cruz) ficou de fora após a queda na VX4. Fernando Sanches (Santa Maria),correndo por fora, ainda sonhava com o título. Volcan saiu na frente de Fernando, na metade da prova Fernando assumiu a ponta, Volcan se agarrou no regulamento e administrou a vantagem, no final vitória de Sanches e título para Volcan.


VX3 Nacional Márcio Alarcon (Montenegro) líder e Cézar Silva (Pelotas) vice-líder, alinharam no gate da VX3 Nacional com apenas cinco pontos de diferença, Cézar novamente largou em primeiro com Alarcon em segundo, o resultado garantia o título ao piloto de Montenegro, porém, na terceira volta Alarcon caiu e, mesmo recuperando posições, terminou em quinto e viu Cézar comemorar mais um título na temporada com mais uma vitória.


65cc Com mais uma vitória incontestável, Arthur Barcelos (Capão do Leão), comemorou o título de campeão conquistado com uma etapa de antecipação. Arthur teve um excelente desempenho na categoria fechando a temporada com 100% de aproveitamento. João Pedro Roncatto (Nova Prata) chegou em segundo e ficou com o vice-campeonato.


VX2 A decisão mais esperada do dia foi, sem a menor sombra de dúvidas, a da VX2 onde Jórdan Martini (Santa Maria) e Lucas Basso (Gentil) fizeram um grande duelo durante todo o campeonato. Na largada Mateus Basso (Gentil) saiu na frente, Jordan largou na quarta colocação e Lucas, surpreendentemente, largou em sexto. Na primeira volta Jordan colou no líder e conseguiu a ultrapassagem para delírio dos torcedores de Jordan, que vibravam a cada volta que ele passava na frente do público, na volta seguinte Lucas já era o terceiro colocado. Os irmãos Basso não deixaram Jordan abrir muito espaço, por vezes eles andaram muito próximos, qualquer erro modificaria e muito o campeonato. Na segunda metade da prova Mateus deu lugar ao seu irmão que começou a atacara intensamente Jordan, que controlou muito bem a situação, há duas voltas do final Lucas errou o traçado e saiu da pista, foram segundos preciosos para que Jordan comemorasse e muito o título da VX2. “Estou muito feliz, foi um ano muito complicado, muitas coisas aconteceram na minha vida, muitas delas maravilhosas como o nascimento da minha filha e a agora a conquista do título da VX2, que foi muito valorizado por tudo que consegui fazer junto com o Lucas e o Mateus Basso dentro da pista. Quero agradecer a cada um que torceu por mim, e aos meus patrocinadores, principalmente ao Júlio Balzan da Azzurra que me deu a possibilidade de participar do campeonato com o que há de melhor em matéria de motocicleta, a ele o meu muito obrigado.” -


230cc Pró Tão decisiva quanto a VX2, a 230cc Pró também alinhou no gate com dois pilotos com chances de título, Dioy da Costa (Ciriaco), líder e Douglas Carvalho (Vera Cruz), vice-líder. Entre os dois apenas dois pontos de diferença, quem chegasse na frente seria o campeão. Na largada Dioy assumiu a ponta com Douglas colado na segunda posição. Os dois andaram próximos até a segunda metade da prova quando Dioy abriu uma boa vantagem para comemorar com vitória de ponta a ponta o título da categoria.


Nacional Força Livre Após conquista o campeonato Brasileiro, Felipe Deloss (Lajeado) encarou a etapa para, quem sabe, faturar seu quarto título da categoria. Na largada o vice-líder da categoria, Dioy da Costa (Ciriaco), assumiu a ponta com Deloss em segundo, Dioy até conseguiu abrir uma vantagem, mas antes mesmo da metade da prova Deloss já havia conquistado a liderança da prova para vencer e garantir mais um título.


Júnior Dois pilotos disputavam a categoria Júnior, Alfredo Bernardy (Sta. Cruz do Sul) líder do campeonato e Gonzalo Trindade (Rivera/Uruguai), vice líder. Na largada Gonzalo assumiu a liderança com Alfredo em segundo, o uruguaio tinha a necessidade de chegar na frente para torcer por um erro de Bernardy, na quarta volta a sorte soprou para o lado do líder da prova, Bernardy caiu numa curva de baixa e, além de ficar em último voltou muito lento, com isso, Franco Oliveira (Chui), quarto colocado na classificação, forçou o ritmo, fez a volta mais rápida e na segunda metade da prova assumiu a liderança para fechar o campeonato como vice-campeão.


VXPró As categorias VXPró e Intermediária VX1 alinharam juntas no gate e fizeram a última largada do campeonato no ano de 2014. Na categoria Intermediária o título já estava definido para Jordan e o vice-campeonato para Felipe Pick (Vera Cruz), mesmo sem participar da etapa após sofrer uma forte queda na disputa da Intermediária VX2. O título da VXPró estava em aberto, no entanto, tinha endereço certo, Gentil, terra dos irmãos Mateus e Lucas Basso, um dos dois poderia ser o campeão. Na largada Mateus assumiu a ponta da prova com Lucas em segundo, Jordan assumiu a terceira colocação e saiu em busca da vitória, os três ponteiros mantiveram um ritmo forte, no entanto, não conseguiam uma aproximação, que só aconteceu na segunda metade da prova quando a moto de Lucas começou a apresentar problemas, Lucas caiu para a terceira colocação e não forçou para conseguir terminar a prova em terceiro o que garantiu o título de campeão, Mateus ficou com a vitória e o vice-campeonato. “Foi uma no muito especial, consegui conquistar o Brasileiro e o Gaúcho de Velocross, e também pela bela disputa como Jorda e o meu irmão na VX2, com certeza isso trouxe um novo panorama para o campeonato, tentei ao máximo o título na VX2, mas infelizmente não deu, isso faz parte. Agora é descansar e se preparar para 2015.”- disse Lucas Basso, ao encerrar a temporada como campeão da VXPró.


A temporada chegou a seu final e já deixa saudades. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas neste ano e sabendo que ainda há muito para ser feito, a FGM conseguiu recuperar a identidade da principal competição de velocross do Rio Grande do Sul: o Gaúcho de Velocross.


“As competições realizadas pela FGM chegaram ao final neste domingo, no entanto, o trabalho não para, estamos muito entusiasmados com o velocross. Confesso que na primeira gestão deixei a modalidade de lado por conta dos vários compromissos nacionais e do motocross, mas hoje posso dizer que minha família aumentou, pois estou totalmente integrado e voltado para a família do velocross. Estou muito feliz em poder terminar o ano e dizer que a temporada do ano que vem já está com 85% das cidades sedes definidas. A primeira etapa do campeonato acontecerá nos dias 21 e 22 de março na terra dos Campeões Brasileiros de Velocross, Gentil, cidade dos irmãos Lucas, Mateus e Maiara Basso.”- declarou emocionado Paulo Della Flora, presidente da FGM, durante a entrega dos troféus aos campeões do Rinaldi Gaúcho de Velocross 2014.


Confira abaixo o  resultado completo da última etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross


50cc A 1º - Matheus Cunha Melo (Dom Pedrito) - CAMPEÃO 2º - Augusto Wening (Montenegro) 3º - Eduardo Braga (Santa Maria) – Vice-Campeão


50cc B 1º - Erick Bom Reis (Rio Grande) - CAMPEÃO 2º - Roberty Godinho (Nova Prata) - Vice-Campeão


65cc 1º - Arthur Barcelos (Capão do Leão) - CAMPEÃO 2º - João Pedro Roncato (Nova Prata) - Vice-Campeão 3º - Erick Bom Reis (Rio Grande) 4º - Eduardo Gomes (Camaquã) 5º - Bruno Rigol (Santa Maria


Júnior 1º - Gonzalo Trindade (Rivera/Uruguai) - CAMPEÃO 2º - Franco Oliveira (Chui) - Vice-Campeão 3º - Michel de Andrade (Dom Pedrito) 4º - Pedro Marchezan (São Borja) 5º - Gabriel Costa (Dom Pedrito)


Estreantes 230cc 1º - Gabriel de Oliveira (Sta. Cruz do Sul) 2º - Bruno Braga (Santa Maria) 3º - Rodrigo Zuqueto (São Vicente do Sul) 4º - Gabriel Duarte (Santa Maria) 5º - Diomar da Silva (Santa Maria) CAMPEÃO - Alfredo Bernardy (Sta Cruz do Sul) Vice-Campeão – Ricardo Schlosser (Sta Cruz do Sul)


230cc Pró 1º - Dioy da Costa (Ciriaco) - CAMPEÃO 2º - Douglas Carvalho (Vera Cruz) - Vice-Campeão 3º - Arthur Fockinck (Sta. Cruz do Sul) 4º - Cristhofer Meert (Sta. Cruz do Sul) 5º - André Kessler (Sta. Cruz do Sul)


VX4 Nacional 1º - Cézar Silva (Pelotas) - CAMPEÃO 2º - Sandro Meireles (Caçapava do Sul) 3º - Norton Souza (Pelotas) 4º - Luiz Carlos Berger (Montenegro) 5º - Regis Depra (São Vicente do Sul) Vice-Campeão – Luiz Refatti (Alegrete)


VX3 Nacional 1º - Cézar Silva (Pelotas) - CAMPEÃO 2º - Sandro Meireles (Caçapava do Sul) 3º - Elizandro Costa (Santa Maria) 4º - Norton Souza (Pelotas) 5º - Márcio Alarcon (Montenegro) - Vice-Campeão


Nacional Força Livre 1º - Felipe Deloss (Lajeado) - CAMPEÃO 2º - Dioy da Costa (Ciriaco) - Vice-Campeão 3º - Douglas Carvalho (Vera Cruz) 4º - Márcio Alarcon (Montenegro) 5º - Douglas Cardoso (Santa Maria)


Intermediária VX2 1º - Eloi Jr. (Santa Maria) - CAMPEÃO 2º - Weslen Gomes (Camaquã) - Vice-Campeão 3º - Fabrício Rosso (Pelotas) 4º - Leonardo Azambuja (Santa Maria) 5º - Franck Trojahn (Formigueiro)


Intermediária VX1 1º - Jordan Martini (Santa Maria) - CAMPEÃO 2º - Eloi Jr. (Santa Maria) 3º - Márcio Silveira (São Gabriel) 4º - Leonardo Azambuja (Santa Maria) 5º - Franck Trojahn (Formigueiro) Vice-Campeão – Felipe Pick (Vera Cruz)


VX4 1º - Giovane Pick (Vera Cruz) - Vice-Campeão 2º - Fernando Sanches (Santa Maria) - CAMPEÃO 3º - Júlio Balzan (Tupanciretã) 4º - Fernando Rigol (Santa Maria) 5º - Jack Pitaluga (Santo Ângelo)


VX3 1º - Fernando Sanches (Santa Maria) - Vice-Campeão 2º - Cleomenes Gomes (Camaquã) 3º - Rodrigo Volcan (Pelotas) - CAMPEÃO 4º - Robson Aguiar (Santa Maria) 5º - Márcio Silveira (São Gabriel)


VX2 1º - Jordan Martini (Santa Maria) - CAMPEÃO 2º - Lucas Basso (Gentil) - Vice-Campeão 3º - Mateus Basso (Gentil) 4º - Eloi Jr. (Santa Maria) 5º - Fabrício Rosso (Rio Grande)


VX Pró 1º - Mateus Basso (Gentil) - Vice-Campeão 2º - Jordan Martini (Santa Maria) 3º - Lucas Basso (Gentil) - CAMPEÃO 4º - Eloi Jr. (Santa Maria) 5º - Rodrigo Volcan (Pelotas)


O campeonato Gaúcho de Velocross 2014 tem o patrocínio máster da RINALDI, HONDA, IMS, co-patrocínio SobreRodas e apoio da MCR, Racing, Farover, Mormaii Knee Breace, Artemoto, Works Suspensões, Moto Style, Líder MX, CTLS - Centro de Treinamento Leandro Silva, Rádio Cross, MundoCross, Zunn Motorcycle e Jornal O Podium.


Texto e fotos: André Charão/Assessoria de Comunicação


 

Tags: rinaldi,gaúcho,velocross,fechou,temporada,chave,de,ouro,

* Provas que não estão na agenda não são autorizadas pela FGM.
* Pilotos não filiados não Pontuam em Campeonatos Regionais.
A 3ª ETAPA DO PRO TORK GAÚCHO DE MOTOCROSS E 3ª ETAPA DA COPA GRAMADO
TRILHA DO CARVÃO - Silvio Bilhar
TAPEJARA - Sulbrasileiro (Silvio Bilhar)
TAPEJARA - SUL Brasileiro e Pro Tork GAÚCHO DE MX (Angélica Laimer)
TAPEJARA-MX Sulbrasileiro Pro Tork (Tiago Wolff)
DONA FRANCISCA PRO TORK GAÚCHO DE VELOCROSS - 5a Etapa (Fotos Silvio Bilhar)
Facebook
Newsletter
Novidades em seu e-mail
(55) 9841-30187
(55) 9841-40187
(54) 3312-6508
presidente@fgm.com.br
Federação Gaúcha de Motociclismo - Todos os direitos reservados © 2021