Notícias
Jordan Martini, Fernando Sanches e Luiz Refatti foram os grandes vencedores em Dona Francisca
Postado em 24/07/2014 às 00h16min por FGM

O domingo foi eletrizante na cidade de Dona Francisca, região central do Rio Grande do Sul, com a disputa da terceira etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross, disputada na pista do Parque Histórico Municipal Obaldino Benjamim Téssele, o evento aconteceu dentro da programação do 32ª semana do município, que comemora de seus 49 anos de emancipação.


Com uma grande presença de público, que ultrapassou a sete mil espectadores e mais de cento e cinqüenta pilotos de várias regiões do Rio Grande do Sul e também do Uruguai, a etapa foi um grande sucesso.


A pista com pouco mais de 1.100m de extensão e de traçado rápido fez com que os tempos girassem bem abaixo de um minuto. O dono da volta mais rápida do final de semana foi Gustavo Gusberti (Vila Flores) na disputada categoria VX2 com o tempo de 0:43.188s.


Os destaques da etapa de Dona Francisca foram os pilotos Jordan Martini (Santa Maria), que além de vencer e manter o 100% de aproveitamento da Intermediária VX1, faturou pela segunda vez a categoria VX2, Fernando Sanches (Santa Maria) que conquistou duas vitórias importantíssimas no campeonato (VX3 e VX4) e Luiz Refatti (Alegrete), que com mais duas vitórias (VX3 Nac. e VX4 Nac.) manteve os 100% de aproveitamento nas duas categorias.


Com os resultados da etapa, Jordan mantêm a liderança da Intermediária VX1 e assume a liderança isolada na VX2 com setenta pontos, três a mais que o vice-líder Lucas Basso. Por sua vez Refatti segue firme e forte na liderança na VX3 e VX4 nacionais, com apenas três etapa disputadas, passa a ser considerado o grande favorito ao título nas duas categorias.


Na principal categoria do campeonato, a VXPró, os irmãos Lucas Basso e Matheus Basso fizeram a dobradinha com Lucas em primeiro e Matheus em segundo, com o resultados mantiveram o domínio da categoria.


Confira o que rolou na pista:


Gustavo Gusberti vence de ponta a ponta a Intermediária VX2 Com uma largada perfeita, Gustavo Gusberti (Vila Flores) assumiu a ponta da categoria e deixou a disputa pelas quatro restantes posições no pódio para os demais concorrentes, que não foram poucos, a categoria largou com gate cheio. Weslen Gomes assumiu a segunda colocação assim que abriram a primeira volta em cima de Breno Zonta (Farroupilha). A disputa no primeiro pelotão foi sensacional, isso porque seis pilotos andaram muito próximos brigando por quatro posições do pódio. Fernando Dieter (Lajeado) e Eloi Cavalheiro Júnior (Santa Maria) forçaram o ritmo melhoraram suas posições no pódio. Além da vitória, Gusberti cravou a volta mais rápida da prova (0:43.712).


1º - Gustavo Gusberti (Vila Flores) 2º - Fernando Dieter (Lajeado) 3º - Eloi Cavalheiro Júnior (Santa Maria) 4º - Weslen Gomes (Camaquã) 5º - Breno Zonta (Farroupilha)


Vitória de Fernando Sanches na VX4 Correndo praticamente em casa, Fernando Sanches (Santa Maria), que havia sofrido uma forte queda uma semana antes da prova, fez as pazes com a vitória, mas antes disso teve que encarar Maiara Basso (Mato Castelhano), que assumiu a ponta da prova assim que o gate caiu. Assim que abriu a primeira volta Sanches assumiu a liderança da prova e não largou mais. Giovane Pick (Vera Cruz), líder do campeonato, que correu descontado depois de passar quase vinte dias hospitalizado após uma queda, fez de tudo para encostar em Sanches após assumir a segunda colocação. Júlio Balzan (Tupanciretã), mesmo estando sem participar assiduamente do gaúcho nos últimos anos, mostrou que mantêm um ótimo ritmo e assumiu a terceira colocação. Maiara e Alexandre Kasburger (Porto Alegre) fecharam o pódio.


1º - Fernando Sanches (Santa Maria) 2º - Giovane Pick (Vera Cruz) 3º - Júlio Balzan (Tupanciretã) 4º - Maiara Basso (Mato Castelhano) 5º -Alexandre Karsburger (Porto Alegre)


Matheus Melo e Erick Bom Reis vencem a 50cc Para quem achou que a categoria 50cc não poderia levar tanta emoção para pilotos e público está redondamente enganado. A disputa da categoria que a partir deste ano está subdividida em 50cc A e 50cc B mostrou a intensidade que estas jovens promessas do motociclismo encaram a competição levando muitas vezes, pais e público as lágrimas. Em Dona Francisca isso não foi diferente. Depois de uma excelente largada, Matheus Cunha Melo (Dom Pedrito), líder da categoria A, saiu muito forte para assumir a primeira colocação, Erick Bom Reis (Rio Grande), líder da 50cc B, saiu colocado no líder em segundo. As duas primeiras voltas foram de tirar o fôlego, Erick tentava atacar e Matheus defendia muito bem a posição. A experiência de Erick, atual campeão gaúcho da categoria, falou mais alto e ele conseguiu a ultrapassagem depois de duas voltas e meia. Na mesma volta Eric sofreu uma queda espetacular ao tentar ultrapassar um retardatário, com isso, Matheus assumiu novamente a ponta da prova. Roberty Godinho (Nova Prata) assumiu a segunda colocação. Assim que voltou a pista Erick, que perdeu muito tempo, enrolou o cabo para tirar a diferença e terminar a prova em segundo. No final Matheus Melo, que fez a melhor volta da prova (0:52.074) comemorou e muito a sua primeira vitória na geral.


50cc A 1º - Matheus Cunha Melo (Dom Pedrito) 2º - Augusto Wening (Montenegro)


50cc B 1º - Erick Moura Bom Reis (Rio Grande) 2º - Roberty Godinho (Nova Prata)


Luiz Refatti venceu a VX4 Nacional Com o pensamento de manter os 100% de aproveitamento e consequentemente a liderança da categoria, Luiz Refatti (Alegrete) alinhou no gate sabendo que não teria vida fácil em Dona Francisca, a pista curta e a possibilidade de ter retardatários antes da metade da prova, prometia uma prova cheia de alternativas. Na largada Cézar Silva (Pelotas) assumiu a ponta com Luiz Refatti em segundo, Fabian Souza (Sta. Vitória do Palmar), Elder Pirolli (Tapejara), Marco Faria (Lajeado) e Rugard Müller (Agudo), formaram o primeiro pelotão. Antes de abrir a primeira volta Refatti assumiu a liderança e cravou a volta mais rápida da prova (0:46.356) , mantendo até o final para fechar a sua terceira vitória em três etapas. Antes de fechar a prova Elder Pirolli conseguiu a ultrapassagem em cima de Fabian e Rugard conseguiu melhorar seu desempenho conquistando seu lugar no pódio.


1º - Luiz Refatti (Alegrete) 2º - Cézar Silva (Pelotas) 3º - Elder Pirolli (Tapejara) 4º - Fabian Souza (Sta. Vitória do Palmar) 5º - Rugard Müller (Agudo)


Fredy Bernardy vence a Estreantes 230cc Gate cheio para a disputa da categoria Estreante 230cc. Na largada Wanderson Graepin (Nicolau Vergueiro) assumiu a ponta da prova com Alfredo “Fredy” Bernardy (Sta. Cruz do Sul), veio logo atrás colado ao líder, Charles de Lima (Erechim), Cristian Muskoff (Nicolau Vergueiro) e Rafael Cervini (Marau), formaram o pelotão do pódio nas primeiras voltas. A disputa da categoria foi muito dinâmica, principalmente quando os líderes encontraram os retardatários.  Na primeira metade da prova  Fredy aproveitou que Wanderson não foi feliz na “negociação” com o retardatário e assumiu a liderança para vencer pela segunda vez a categoria e manter a liderança do campeonato. Wanderson ficou em segundo fazendo a volta mais rápida da prova (0:47.630),


1º - Alfredo Bernardy (Sta. Cruz do Sul) 2º - Wanderson Graepin (Nicolau Vergueiro) 3º - Charles de Lima (Erechim) 4º - Rafael Cervini (Marau) 5º - Leandro Weber (Ijui)


Fernando Sanches fatura na VX3 a segunda vitória da etapa A disputa da categoria VX3 teve um começo de prova emocionante. Maiara Basso (Mato Castelhano ) assumiu a ponta da prova com Giovane Pick (Vera Cruz) em segundo, Fernando Sanches (Santa Maria) em terceiro, Cleomenes Gomes (Camaquã) em quarto e Rodrigo Volcan (Pelotas), líder do campeonato na quinta colocação. As duas primeiras voltas foram de intensa pressão sobre Maiara que manteve a liderança nas primeiras, Fernando Sanches, dono da volta mais rápida (0:44.224) assumiu a ponta, Volcan também forçou o ritmo e algumas voltas depois já era o segundo colocado abrindo vantagem sobre o terceiro colocado e encostando  no líder. As últimas voltas foram sensacionais, a distância entre os três primeiros colocados diminuiu a menos de um segundo. No final, mesmo pressionado Sanches comemorou a segunda vitória na etapa, Volcan foi o segundo colocado e manteve a liderança do campeonato.


1º - Fernando Sanches (Santa Maria) 2º - Rodrigo Volcan (Pelotas) 3º - Giovane Pick (Vera Cruz) 4º - Cleomenes Gomes (Camaquã) 5º - Maiara Basso (Mato Castelhano)


Luiz Refatti vence e mantêm 100% na VX3 Nacional Luiz Refatti (Alegrete) manteve o excelente desempenho na disputa da categoria VX3 Nacional mantendo a liderança e 100% de aproveitamento na categoria. Refatti assumiu a ponta da prova assim que o gate caiu, Elder Pirolli (Tapejara), Jocemar Magni (Estrela),  Cézar Silva (Pelotas), Ivan Pilz (Mato Leitão) e Fabian Souza (Sta. Vitória do Palmar)  formaram o primeiro e disputadíssimo primeiro pelotão. A prova foi cheia de alternativas, principalmente quando os retardatários entraram em cena, quem soube “negociar” ganhou terreno e posições como foi o caso de Márcio Alarcon (Montenegro) que saiu do segundo pelotão em busca de um lugar no pódio. Luiz Refatti não diminuiu o ritmo, fez a volta mais rápida da prova (0:46.036) e levou a bandeirada com uma vantagem confortável em cima do segundo colocado, Jocemar Magni. 1º - Luiz Refatti (Alegrete) 2º - Jocemar Magni (Estrela) 3º - Cézar Silva (Pelotas) 4º - Márcio Alarcon (Montenegro) 5º - Elder Pirolli (Tapejara)


 


Arthur Barcelos volta a vencer na 65cc Com um vitória de ponta a ponta e com direito a volta mais rápida (0:50.167), Arthur Barcelos (Capão do Leão) se manteve na liderança na categoria 65cc. Arthur construiu a sua vitória assim que o gate caiu, João Pedro Roncato (Nova Prata) bem que tentou acompanhar o ritmo do líder, mas não teve êxito. Com mais essa vitória, Arthur se torna forte candidato a conquista do título da temporada.


1º - Arthur Barcelos (Capão do Leão) 2º - João Pedro Roncato (Nova Prata) 3º - Erick Moura Bom Reis (Rio Grande) 4º - Lorenzo Machado (Tupanciretã) 5º - Eduardo Gomes (Camaquã)


Jordan Martini vence mais uma na VX2 Disposto a mudar o panorama de uma das mais importantes categorias do campeonato, Jordan Martini mostrou um grande desempenho nas duas primeiras etapas da temporada, com vitória na etapa em Jaguarão, lhe credenciou como possível candidato a vitória em Dona Francisca. A incerteza de alguns em um novo resultado positivo para o piloto na terceira etapa caiu por terra assim que o gate caiu. Mateus Basso (Gentil) assumiu a liderança da prova com Jórdan em segundo e Lucas Basso (Gentil) em terceiro, os três primeiros colocados do campeonato nas três primeiras colocações. Charles Oliveira (Camaquã), que abandonou a prova depois de uma queda ainda na primeira volta e Breno Zona (Farroupilha) formaram o  pelotão nas primeiras voltas. Antes mesmo de abrir a primeira volta Jordan já havia assumido a liderança da prova. Lucas superou seu irmão e tentou assumir a liderança, a estratégia de Lucas quase deu certo, um erro na terceira volta fez com que Lucas perdesse alguns segundos e  duas posições. Mateus Basso, bem que tentou encostar em Jordan, que com muita concentração e muita precisão na hora de superar os retardatários, venceu a segunda etapa e assumiu a liderança do campeonato na VX2. Gustavo Gusberti acelerou tudo o que pode para assumir a a quinta colocação cravando o tempo de 0:43.188s, o melhor tempo do final de semana.


1º - Jordan Martini (Santa Maria) 2º - Mateus Basso  (Gentil) 3º - Lucas Basso (Gentil) 4º - Eloi Cavalheiro Júnior (Santa Maria) 5º - Gustavo Gusberti (Vila Flores)


Douglas Carvalho vence e mantêm 100% na 230cc Pró Sem esconder de ninguém que veio para ser campeão, Douglas Carvalho (Vera Cruz) vem fazendo por onde, o piloto chegou a Dona Francisca com duas vitórias em duas etapas. A largada da categoria foi com gate lotado. Assim que as peças caíram Douglas assumiu a liderança da prova e não largou mais, a definição ficou para ver quem seriam os outros quatro pilotos que subiriam ao pódio. Joel da Costa (Ciríaco), Cleomar Lusa (Flores da Cunha). Arthur Fockinck (Sta Cruz do Sul), Flávio Neto (Santa Maria), Gustavo de Freitas (Barros Cassal), Leandro Fole (Montauri) Ricardo Gusberti (Vila Flores) formaram o primeiro e disputadíssimo  pelotão. Douglas fez a volta mais rápida (0:46.164) e abriu vantagem, a presença de retardatários antes da metade da prova deixou a disputa ainda mais emocionante. Joel da Costa não deixou Douglas abrir muito e na segunda metade da prova colou no líder e por pouco não conseguiu a ultrapassagem. No final a vitória ficou com Douglas.


1º - Douglas Carvalho (Vera Cruz) 2º - Joel da Costa (Ciriaco) 3º - Cleomar Lusa (Flores da Cunha) 4º - Arthur Fockinck (Sta. Cruz do Sul) 5º - Flávio Neto (Santa Maria)


 


Jordan é 100% na Intermediária VX1 Depois de uma belíssima vitória na VX2, Jordan Martini (Santa Maria), venceu mais uma vez a categoria Intermediária VX1 de ponta a ponta. Na largada Jordan assumiu a ponta da prova com Fernando Dieter (Lajeado) em segundo, Fabrício Ramazzini (Montenegro) em terceiro, Willian Mioto (Tapejara) em quarto e Maicon Galiotto (Flores da Cunha) na quinta colocação. As posições na zona de pódio sofreram mudanças com Ramazzini assumindo a segunda colocação e Cleomenes Gomes (Camaquã) guardou seu lugar no pódio a assumir a quinta colocação. Desta vez, Jordan, que cravou a volta mais rápida da prova (044.447), venceu com mais tranqüilidade depois de abrir uma boa vantagem sobre o segundo colocado. 1º - Jordan Martini (Santa Maria) 2º - Fabrício Ramazzini (Montenegro) 3º - Fernando Dieter (Lajeado) 4º - Willian Mioto (Tapejara) 5º - Cleomenes Gomes (Camaquã)


 


Mais uma vitória de Felipe Deloss na Nacional Força Livre A julgar pelo terceiro resultado positivo e, os 100% de aproveitamento pensa-se que Felipe Deloss (Lajeado) vem tendo vida fácil no campeonato. Completo engano. Deloss conseguiu mais uma vitória na categoria e, repetindo as outras duas etapas, a vitória só foi garantida a poucos metros da bandeirada. Na largada Douglas Carvalho (Vera Cruz) assumiu a ponta da prova seguido por Deloss, Joel da Costa (Ciríaco), Jocemar Magni (Estrela), Márcio Alarcon (Montenegro) e Cleomar Lusa (Flores da Cunha) formaram o primeiro pelotão. Deloss assumiu a liderança da prova ainda nas primeiras voltas, Cleomar Lusa também tratou de forçar o ritmo e na terceira volta Cleomar fez a volta mais rápida da prova (0:45.507),  a cada volta o piloto de Flores da Cunha conseguia ganhar terreno e posições. Na segunda metade da prova Cleomar encostou no líder Deloss e tentou a ultrapassagem, Deloss defendeu-se bem e Cleomar cometeu um pequeno erro perdendo um pouco do contato com o líder, mas a duas voltas do final Cleomar pressionou o líder novamente, no entanto, não havia mais tempo para tentar a ultrapassagem. No final mais um vitória de Deloss que marcou a sua terceira vitória na competição que o mantém na liderança do campeonato. 1º - Felipe Deloss (Lajeado) 2º - Cleomar Lusa (Flores da Cunha) 3º - Joel da Costa (Ciriaco) 4º - Douglas Carvalho (Vera Cruz) 5º -Jocemar Magni (Estrela)


Felippe Menuzzi volta às pistas com vitória Depois de ficar três meses e meio sem competir e praticamente sem subir na moto, Felippe Menuzzi (Dom Pedrito), voltou a participar do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross. A volta não poderia ter sido melhor, vitória de ponta a ponta na categoria Júnior. Na largada Felippe assumiu a liderança com Alfredo “Fredy” Bernardy (Sta. Cruz do Sul),  Gonzalo Flores (Rivera/Uruguai), Franco Rodrigues (Chui) e Gabriel Costa (Dom Pedrito) formaram o primeiro pelotão. Michel Andrade (Dom Pedrito) atual campeão da categoria sofreu uma queda na entrada da primeira curva e perdeu ficou quase duas voltas, mesmo assim voltou para a pista para garantir uma boa pontuação. Assim que assumiu a ponta Menuzzi tratou de abrir vantagem e contou com o erro de Fredy que saiu fora da pista e deixou o líder escapar. Gabriel Costa imprimiu um ritmo muito forte e por duas voltas tentou a ultrapassagem em cima do quarto colocado sem sucesso, depois disso manteve o ritmo esperando uma nova oportunidade. Felippe mostrou que não possui ritmo de prova, no entanto, cravou a volta mais rápida da prova (0:47.225), se mostrou rápido e seguro como sempre faturando a etapa de Dona Francisca.


1º - Felippe Menuzzi (Dom Pedrito) 2º - Alfredo Bernardy (Sta. Cruz do Sul) 3º - Gonzalo Flores (Rivera/Uruguai) 4º - Franco Rodrigues (Chui) 5º - Gabriel Costa (Dom Pedrito)


Lucas Basso vence a VXPró A principal categoria do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross, a VXPró, encerrou o final de semana de muitos pegas e emoções. Os irmãos Lucas e Mateus fizeram pela terceira vez a dobradinha da família Basso na VXPró. Na largada Lucas assumiu a liderança da prova assim que o gate caiu, um pouco mais atrás vieram Mateus , Fabrício Ramazzini (Montenegro), Maiara Basso (Gentil) e Victor Garcia (Triunfo). Lucas, que cravou a volta mais rápida da prova (0:44.211) e Mateus forçaram o ritmo e abriram uma boa vantagem sobre os demais para fechar a categoria com a vitória de Lucas.   1º - Lucas Basso (Gentil) 2º - Mateus Basso  (Gentil) 3º - Fabrício Ramazzini (Montenegro) 4º - Maiara Basso (Mato Castelhano) 5º - Victor Garcia (Triunfo)


O campeonato Gaúcho de Velocross 2014 tem o patrocínio máster da RINALDI, HONDA, IMS, co-patrocínio SobreRodas e apoio da MCR, Racing, Farover, Mormaii Knee Breace, Artemoto, Works Suspensões, Only Racing, CTLS - Centro de Treinamento Leandro Silva, Rádio Cross, MundoCross, Zunn Motorcycle e Jornal O Podium.


Texto e fotos: André Charão/Assessoria de Comunicação FGM

Tags: jordan martini,fernando sanches,luiz refatti,grandes,vencedores,dona francisca,

* Provas que não estão na agenda não são autorizadas pela FGM.
* Pilotos não filiados não Pontuam em Campeonatos Regionais.
A 3ª ETAPA DO PRO TORK GAÚCHO DE MOTOCROSS E 3ª ETAPA DA COPA GRAMADO
TRILHA DO CARVÃO - Silvio Bilhar
TAPEJARA - Sulbrasileiro (Silvio Bilhar)
TAPEJARA - SUL Brasileiro e Pro Tork GAÚCHO DE MX (Angélica Laimer)
TAPEJARA-MX Sulbrasileiro Pro Tork (Tiago Wolff)
DONA FRANCISCA PRO TORK GAÚCHO DE VELOCROSS - 5a Etapa (Fotos Silvio Bilhar)
Facebook
Newsletter
Novidades em seu e-mail
(55) 9841-30187
(55) 9841-40187
(54) 3312-6508
presidente@fgm.com.br
Federação Gaúcha de Motociclismo - Todos os direitos reservados © 2021