Notícias
Cale Florín e Henrique Araújo dividem o pódio na final do Rinaldi Gaúcho de Motocross
Postado em 08/12/2014 às 19h48min por FGM

Foi um final de semana para ficar guardado por muitos anos para o público de cerca de oito mil pessoas que praticamente lotaram o entorno da pista do Parque Ângelo Dametto em Tapejara para acompanhar a final do campeonato Rinaldi Gaúcho de Motocross 2014.


A etapa de Tapejara fechou com chave de ouro a competição que passou pelas cidades de Maratá, Venâncio Aires, Três de Maio, Marau, Ibirubá e Fagundes Varela, sempre levando muita emoção e adrenalina a milhares de pessoas que enfrentaram, a beira da pista e pela paixão ao esporte,  grandes variações climáticas para acompanhar o melhor campeonato estadual de motocross do país.


O campeonato mal terminou e já deixa saudades. Durante o ano, pilotos consagrados não conseguiram confirmar o favoritismo ou até mesmo completar o campeonato devido a quedas, lesões e quebras de motos, por outro lado, pilotos que terminaram a temporada passada como grandes promessas se tornaram realidade e o mais importante, as categorias de base continuam formando grandes pilotos.


A última etapa do Rinaldi Gaúcho de Motocross teve grandes disputas em todas as categorias, em algumas delas os campeões já estavam definidos, no entanto, todos queriam carimbar o título dos campeões, isso proporcionou ao publico, grandes pegas na busca pelas vitórias.


No sábado foram disputadas cinco categorias, sendo que em apenas uma delas, a MX4 o título estava em jogo. Na categoria Estreante, Mateus Kunz (Machadinho) campeão antecipado e uma das revelações do campeonato, com fortes dores no ombro, devido a uma lesão não alinhou no gate. Na briga pelo vice-campeonato Eduardo De Lavi (Joaçaba/SC) levou a melhor sobre Leonardo Tenedini (Porto Alegre) ao vencer a categoria. Ismael da Cruz fechou o campeonato com o título de campeão e cem por cento de aproveitamento na categoria 230cc, Leonardo Menegatt (Nova Pádua) foi o vice-campeão. Em uma disputa eletrizante e bastante inusitada, a categoria MX2 Júnior teve a vitória de Andrio Sebben (Farroupilha), durante a prova, vários pilotos que estavam lutando pelas primeiras posições acabaram abandonando a corrida devido a problemas com as motos, entre eles Nicolas Oliveira (Portão), que mesmo abandonando a prova antes do final garantiu o vice-campeonato.


A grande decisão do sábado ficou com a MX4, nela quatro pilotos alinharam no gate com reais chances de conquista do título, Eliseu “Zeus” Glanert (Joaçaba/SC), Gustavo Visoto (Carazinho), Adenir da Veiga (Indaial/SC) e Marco Müller (Nova Hartz). Na largada os quatro pilotos começaram no mesmo ritmo, aos poucos a briga ficou entre Visoto, Zeus e Müller. A pressão foi grande, pouco depois da metade da prova Marco Müller assumiu a segunda colocação, posição que lhe garantiu o título da categoria. A categoria MXF foi disputada juntamente com a MX4, Maiara Basso (Mato Castelhano) campeã antecipada, com problemas no joelho, não participou da prova. Janaina Todeschini (Chapecó/SC) foi a vencedora e Mayrêe Ribeiro (São Jerônimo) a segunda colocada.


No domingo a categoria Intermediária MX2 abriu as disputas do dia. Henrique Araújo alinhou no gate como campeão antecipado, mesmo assim enrolou o cabo do acelerador para vencer a bateria de ponta a ponta, Jonatas Migliorini (Passo Fundo) ficou de fora da prova há duas voltas do final, mesmo assim ficou com vice-campeonato. Na categoria Intermediária a briga pelo campeonato estava entre Leandro “Ducho” Schwindt (Novo Hamburgo) e Henrique “Hike” Zottis (Passo Fundo), Mauricio Maritan (Passo Fundo), até então líder do campeonato, não participou da etapa. Na largada Rasia assumiu a ponta enquanto Ducho e Hike saíram atrás, depois de assumir a segunda colocação Zottis foi com tudo para ultrapassar o líder, vencer a prova e comemorar o título. Três também eram o número de pilotos que estavam na briga pelo título na 65cc, Pedro Moraes (Marau), Gabi Andrigo (Marau) e Pedro Magero (Caxias do Sul), dos três apenas Magero não alinhou no gate. Gabi Andrigo assumiu a ponta na primeira curva e não teve problemas para vencer de ponta a ponta garantindo mais um título gaúcho, seu primeiro na categoria.


Com o título garantido na MX3 o uruguaio Pablo Florin (Cardona/Uruguai), foi para tentar fechar o campeonato com vitória, assim que o gate caiu ele assumiu a ponta da prova, a briga pelo vice-campeonato estava entre Leandro  Schwindt (Novo Hamburgo) e Marcos Cordeiro (Araranguá/SC), que não fez um boa largada e saiu nas últimas colocações, antes de completar a primeira volta já estava entre os cinco primeiros, voltando a ficar em último ao cair numa curva de baixa, assim que voltou a prova sofreu uma queda muito forte e ficou de fora da prova, com isso, bastou Ducho administrar  a segunda colocação para fechar a temporada com o vice-campeonato.


A categoria 50cc teve um show á parte do jovem Rafael Becker (Itapiranga/SC) largou na frente da geral acompanhado de Bruno Chavier (Chapecó/SC), Becker caiu nas primeiras voltas e fez uma excelente prova de recuperação Cristyan Eckhardt (Novo Hamburgo), campeão antecipado da 50cc B assumiu a ponta e levou a vitória na geral. Rafael também chegou a frente em sua categoria e garantiu o título da 50cc A.


Gabriel Della Flora (Santa Rosa) chegou ao seu terceiro título na categoria ao vencer a categoria Júnior de ponta a ponta, Bruno Schwindt (Três Passos) foi o segundo colocado e assegurou o vice da categoria.


As duas principais categorias do campeonato, MX2 e MXPró, foram um show à parte, a competitividade foi muito grande em Tapejara, os pegas na bisca pela vitória ou por um melhor resultado na etapa foram empolgantes. Na categoria MX2 Gabriel Carbonera (Sananduva) fez uma excelente largada e assumiu a ponta da prova, na primeira metade da prova Leonardo Lizott (Sertão), campeão antecipado, e Gustavo Roratto (Santa Rosa) forçaram o ritmo e se destacaram dos demais, com o pneu traseiro furado Roratto saí da disputa e do lado de fora vê Leonardo Lizott sofrer uma forte queda, que o tirou da prova, e viu Cale Florin fechar a prova em segundo e conquistar o vice-campeonato da categoria.  A MXPró alinhou no gate para a primeira bateria com o título praticamente definido para o uruguaio Cale Florín (Cardona/Uruguai), isto porque, seu concorrente direto, Leonardo Lizott (Sertão), após a forte queda na MX2 ficou de fora da disputa. No entanto, quem roubou a cena foi Henrique Araújo (Passo Fundo), que largou muito bem e venceu a primeira bateria de ponta a ponta com Cale em segundo e Gustavo Roratto (Santa Rosa), que devido a problemas com a moto e a queda na MXPró, não conseguiu transformar em bons resultados os melhores tempos dos treinos cronometrados do sábado, em terceiro, Gabriel Carbonera (Sananduva) em quarto e Leonardo Sebben (Caxias do Sul) em quinto. Na segunda bateria foi a vez de Mateus Basso (Gentil) fazer uma excelente largada e vencer de ponta a ponta, Cale repetiu a segunda colocação, Araújo foi o terceiro colocado, Pablo Florin (Cardona/Uruguai) o quarto colocado e Carbonera o quinto. Na soma geral a vitória foi para Henrique Araújo que fez sua estréia no ponto mais alto do pódio na categoria MXPró no Gaúcho de Motocross e título de campeão para Cale Florin.


“Estou muito contente em poder conquistar este título aqui no Brasil, é o resultado de um trabalho muito bem planejado. Fora muitos quilômetros e muito sacrifício para poder chegar ao nosso objetivo, agradeço à todos que torceram por mim e pelo meu irmão que saiu campeão na MX3 e principalmente aos nossos patrocinadores e apoiadores.” – disse Cale Florin, muito emocionado ao final da prova.


O melhor campeonato estadual de motocross do país encerrou as suas atividades em 2014, no entanto, a FGM já começa a trabalhar para a realização de um super campeonato na próxima temporada.


O campeonato Gaúcho de Motocross 2014 tem o patrocínio máster da RINALDI, HONDA, IMS, co-patrocínio SobreRodas e apoio da MCR, Racing, Farover, Mormaii Knee Breace, ArtemotoWorks Suspensões, Only Racing, CTLS - Centro de Treinamento Leandro Silva, Rádio Cross, MundoCross, Zunn Motorcycle e Jornal O Podium.


Texto e fotos: André Charão

Tags: cale,florin,henrique,araujo,dividem,pódio,final,rinaldi,gaúcho,motocross,

* Provas que não estão na agenda não são autorizadas pela FGM.
* Pilotos não filiados não Pontuam em Campeonatos Regionais.
A 3ª ETAPA DO PRO TORK GAÚCHO DE MOTOCROSS E 3ª ETAPA DA COPA GRAMADO
TRILHA DO CARVÃO - Silvio Bilhar
TAPEJARA - Sulbrasileiro (Silvio Bilhar)
TAPEJARA - SUL Brasileiro e Pro Tork GAÚCHO DE MX (Angélica Laimer)
TAPEJARA-MX Sulbrasileiro Pro Tork (Tiago Wolff)
DONA FRANCISCA PRO TORK GAÚCHO DE VELOCROSS - 5a Etapa (Fotos Silvio Bilhar)
Facebook
Newsletter
Novidades em seu e-mail
(55) 9841-30187
(55) 9841-40187
(54) 3312-6508
presidente@fgm.com.br
Federação Gaúcha de Motociclismo - Todos os direitos reservados © 2021